Telefone: 27 99735-4838 - 27 999513005 Email: [email protected]

Cursos

Formação em Psicanálise

Este curso é oferecido pelo ACAP (Associação Capixaba de Psicanálise/Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória) em parceria com o SINDPES (Sindicato dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo).

Visa à transmissão do saber e do pensamento psicanalítico da contemporaneidade. É um curso que articula a teoria e a pratica psicanalítica viabilizando a formação de profissionais capazes do exercício de sua prática.
O curso de Psicanálise é diferenciado de outros, pois a Psicanálise possui teoria e métodos específicos. A metodologia empregada no curso de Formação possui bases e princípios bem definidos, ou seja, o tripé da psicanálise teoria, análise pessoal e supervisão clínica.

Nossa metodologia:O ensino é feito através da Teoria e das Técnicas Psicanalíticas, bem como, em um estágio mais avançado, a Supervisão de casos e diálogos sobre situações clínicas integram esse processo formador: aulas expositivas; estudos de casos clínicos; pesquisas, leituras, trabalhos individuais e em grupo; socialização do conhecimento através de: discussão de filmes, etc

Duração: 30 meses

Seleção:

1- O interessado passará por entrevista de acolhimento com corpo administrativo, com objetivo de explanar sobre o curso e a formação em Psicanálise, bem como tirar dúvidas inerentes.

2- Em seguida será encaminhado para uma entrevista com um analista indicado pela ACAP, com a finalidade de avaliar a condição psíquica do candidato à formação em Psicanálise. Após estes procedimentos o aluno poderá efetuar sua matrícula.

A Formação consiste em:

1- Aulas presenciais: O conteúdo será trabalhado em aulas expositivas; estudos de casos clínicos; pesquisas, leituras, trabalhos individuais e em grupo.

2- Análise pessoal: A Psicanálise é fascinante e na vivência analítica esta teoria ganha vida, significado e compreensão. O psicanalista galgará êxitos ao atuar e trabalhar com as dores e conflitos de seus analisandos quando tiver trabalhado e elaborado, em contínuo processo de análise, os seus próprios conteúdos. Por este motivo, a análise pessoal faz-se como requisito obrigatório em sua formação, pois seu desenvolvimento e desempenho, como futuro profissional, dependerão de sua construção psicoemocional. Neste sentido, a ACAP, em consonância com o SINDPES, requer do aluno aspirante à psicanalista, o cumprimento de 150 horas de análise pessoal que, ao final do curso, deverá ser atestado por seu psicanalista, comprovando a quantidade de horas de análise realizadas.

3- Grupo de Estudo: O grupo de estudos é uma pratica que, além de auxiliar os alunos na compreensão da teoria, enriquecerá a aprendizagem através do intercâmbio de ideias obtidas nas interpretações individuais, ampliando o campo de percepção de cada um. A ACAP propõe a formação de grupos de estudos, como atividade extraclasse, sem nenhum custo extra ao aluno. Para tanto, será agendado com o grupo, um dia da semana, no qual se reunirão com um analista que irá acompanhar e auxiliar na compreensão dos textos. Ao todo, será requerido um mínimo de 50 horas de estudos em grupo.

4- Estágio: O estágio, em si, é um grande facilitador da prática na formação profissional. A ACAP, em convênio com o SINDPES – Sindicato dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo – possibilita a realização dos estágios através da Clínica Social. Para tanto, o aluno deverá apresentar uma carta de seu analista pessoal, liberando-o para o estágio. Os alunos deverão cumprir 150 horas de estágio supervisionado.

5- Supervisão: O atendimento analítico é diferenciado de qualquer outra terapia, pois lida-se com conteúdos inconscientes. O atendimento analítico exige: ética, postura, escuta analítica e conhecimento da teoria. Ao iniciar os atendimentos relativos ao estágio, o aluno deverá escolher um analista que fará a supervisão destes atendimentos. A supervisão é imprescindível e garante ao aluno apoio e segurança para o início e continuidade dos atendimentos, além de garantir Os alunos deverão cumprir 150 horas de supervisão individual.

6- Horas de Seminário: Ao final do curso o aluno deverá apresentar comprovante de 200 horas de participação em Palestras, seminários, Congressos, etc.

7- Artigo científico: Ao final do curso o aluno deverá apresentar um artigo científico. Um dos professores de Metodologia Científica, que fazem parte do corpo docente do ACAP, fará as orientações metodológicas do trabalho. Caberá ao aluno escolher o analista que o auxiliará quanto ao tema, conteúdo e desenvolvimento do trabalho.

75 % de frequência às aulas em cada módulo
Apresentação e entrega do artigo científico
Comprovante de realização de 150 horas de análise pessoal
Comprovante de 150 horas de estágio clínico
Cumprimento de 50 horas de grupo de estudo
Comprovante de 150 horas de supervisão
Comprovante de 200 horas de seminários
Média igual ou superior a 7.

Os alunos que concluírem o curso e não cumprirem todos os requisitos receberá um certificado de participação das aulas, podendo receber o diploma de formação a qualquer tempo, assim que todos os requisitos forem cumpridos.

As inscrições estão abertas no site.

www.escolafreudianadevitoria.com.br

Turmas:sábados e noturno

Nosso endereço:Rua Milton Ramalho Simões nº130 sala 4 Edifício Simone –Jardim Camburi/Vitória/ES

Maiores informações: Tel. (27) 30226618 – (27) 999897442